quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Caleidoscópio

Quer saber como observar figuras bonitas como essa? 
Aprenda a fazer de maneira simples seu próprio caleidoscópio.

 

Material
" 3 pedaços de espelho de 15 x 3cm
" pedacinhos de papel colorido picado ou miçangas coloridas
" pedaço de 5 x 5cm de papel vegetal
" 1 alfinete

Procedimento para montagem
1) Pegue três tiras de fita adesiva de 10 cm de comprimento e coloque-as sobre a mesa, com a face colante para cima a uma distância de 7 cm uma da outra.
2) Coloque sobre elas os três espelhos encostados um ao outro com a parte espelhada para cima. Feche-os formando o prisma. Veja a ilustração a seguir.
3) Recorte um disco de papel vegetal de mais ou menos 5 cm de diâmetro e desenhe alguns rabiscos nele, usando para isso canetas hidrocor. Veja a ilustração.
4) Passe o alfinete pelo centro do disco e fixe o alfinete em uma das quinas do prisma de espelhos com fita crepe. O disco deve girar livremente, passando encostado nas bordas dos espelhos. Veja a ilustração a seguir.
5) Seu caleidoscópio está pronto; agora é só olhar para dentro do prisma de espelhos e girar o disquinho de papel vegetal. Sempre que desejar você pode trocar o disco, mudando com isso as imagens possíveis.

Por quê?
O caleidoscópio ilustra o fenômeno de multiplicação de imagens pelo processo de reflexões múltiplas de um espelho em outros. Como os ângulos entre os espelhos são iguais, isto resulta nas simetrias observadas, isto é, nas repetições organizadas que podemos observar, como na figura abaixo:



Fonte:  http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/por_que_pra_que/guias/index.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário