quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Barquinho de corda

Aprenda a fazer um divertido barquinho de corda que flutua de verdade!

Material
" Uma garrafa descartável de água mineral
" 1 palito de churrasco
" 2 palitos de sorvete
" 2 elásticos de dinheiro
" 1 prego
" etiquetas adesivas pequenas
" 1 bandeja grande com água

Procedimento para montagem
1) Primeiro construiremos a carcaça do barco. Para isso recorte a garrafa de água mineral de acordo com a ilustração a seguir.
2) Prepararemos agora o barco para receber seus remos. Com o prego, faça um furo em cada lateral traseira do barco, um bem na direção do outro. Esses furos devem ser suficientemente grandes para que o palito de churrasco passe com uma certa folga. Não pode ficar apertado.
3) Prenda um palito de sorvete em uma das extremidades do palito de churrasco, usando para isso meio elástico. Amarre um ao outro como se faz com varetas de pipa. Veja a ilustração a seguir.
4) Encaixe o palito de churrasco no casco do barco, prendendo em sua outra extremidade o outro palito de sorvete, com a outra metade do elástico. Veja a ilustração a seguir.
5) Precisamos agora preparar o acionador de remos; para isso usaremos um elástico inteiro aberto. Prenda uma das suas extremidades ao meio do palito de churrasco dando um nó bem apertado. A outra extremidade do elástico deve passar pela boca da garrafa e ser presa a um palito de fósforo, de forma que o elástico permaneça esticado.
6) Para fazê-lo navegar, basta girar o eixo em que estão presos os remos. O elástico vai se enrolando no eixo e se esticando. Largue seu barquinho na vasilha com água e curta seu empreendimento.
Por quê?
A energia que damos ao elástico é transferida para os palitos que giram. Ao tentarem girar, os palitos empurram a água para trás, provocando o movimento do barco para a frente.

Fonte: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/por_que_pra_que/guias/index.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário